Buscar
  • Diretoria de Marketing

4 sinais de que seu restaurante não será bem sucedido

Atualizado: Out 2

Você sonha em ter um restaurante bem sucedido? Já tentou de tudo mas mesmo assim seu negócio não atinge os resultados esperados ou não dá o retorno necessário? Entenda quais podem ser os reais problemas do seu restaurante ou negócio e como resolvê-los:


1. Lucro não satisfatório

Sendo o tópico mais abrangente, deve-se considerar como uma consequência multifatorial. A baixa margem de lucro pode estar relacionada:


  • À atenção ao público alvo e suas variáveis (público vegetariano? celíaco?);

  • Ao atendimento (pedidos feitos em máquinas? Por garçons?);

  • Ao modo de estoque;

  • Desperdícios, entre outros fatores que serão explicados a seguir.




2. Desperdício dos alimentos

O desperdício vai muito além do resto de comida que o cliente deixa no prato.

Esse pode ser consequência de um planejamento inadequado de estoque, das compras dos ingredientes, da quantidade de alimento colocado no balcão de distribuição.

Mas além de estar-se jogando alimento fora, o que mais isso significa? Diminuição da margem de lucro, perda de dinheiro!

Houve um gasto para comprar os alimentos e jogá-los fora é como jogar, indiretamente, o dinheiro do seu negócio no lixo.. E aposto que você não quer que isso aconteça, certo?


3. Cardápio monótono


A apresentação do cardápio, a ordem das preparações apresentadas em relação às refeições, a extensão, aparência, abrangência de públicos diversos (vegetarianos, veganos, celíacos…) são fatores de extrema relevância para fazer com que seu cliente queira consumir seu produto.

O cardápio tem de fazer a pessoa que o lê “salivar”, ansiar o produto listado.

Se não for capaz de causar essa sensação no consumidor, já há perdas expressivas na experiência dele em seu estabelecimento e seria uma pena “perder pontos” com o cliente por conta de algo que parece ser tão básico (mas não é).


4. Segurança alimentar


Por vezes é um item negligenciado, mas não deveria!!

Entenda, se o estabelecimento tem um ambiente higienizado, manipuladores treinados em Boas Práticas e demais cuidados higiênico-sanitários, pode-se evitar a contaminação dos alimentos. E, assim, não colocar em risco a saúde dos consumidores de seus produtos.

Além disso estar previsto por lei, ninguém volta a um estabelecimento que o fez adoecer ou passar mal, certo?


“Ok, mas então como eu posso resolver esses e os demais problemas do meu negócio com garantia de estar adequando à legislatura vigente e com maior segurança ao investir em algo novo?”


Às vezes, por mais que se tente resolver um problema, os investimentos realizados acabam não dando certo e não se culpe, isso é totalmente normal! Nesses casos de já terem sido realizadas tentativas falhas de melhorar os resultados do negócio ou em que você simplesmente já quer, de primeira, soluções mais assertivas é indicado realizar uma consultoria!



O que é uma consultoria de produção de alimentos?


Basicamente pode-se dizer que é a solução para qualquer problema específico de um estabelecimento do ramo de alimentação! É um serviço com diversas vertentes que auxilia na elaboração de estratégias relativas ao acompanhamento das etapas do processo produtivo. A consultoria visa “indicar o caminho das pedras” para que o dono do negócio não precise gastar tempo, energia e recursos em tentativas que não darão o retorno esperado ou necessário.



Interessante, né? Siga o Instagram @nutrirconsultoriajr para mais informações sobre tudo do ramo alimentício e como se destacar no mercado em meio a tanta concorrência!



Para saber mais leia 5 dicas para seu restaurante sobreviver à pandemia.


42 visualizações
APOIO

​© 2020 por Nutrir Consultoria

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão